A agricultura enfrenta hoje um desafio essencial: produzir mais, de forma mais sustentável, num contexto em mudança. Aumentar a produtividade, respeitando limites ecológicos e garantindo eficiência económica, significa produzir de forma diferente. Algo que os produtores têm de fazer ao mesmo tempo que se adaptam aos efeitos das alterações climáticas, à crescente escassez de fatores de produção e a novos padrões de oferta e procura.
Cadeias de fornecimento globais rapidamente repercutem em todo o mundo exigências ambientais e sociais de grandes clientes, consumidores finais, decisores políticos e financiadores.
Melhorar e destacar os atributos de sustentabilidade dos produtos agro-industriais Portugueses é hoje um fator de diferenciação e de competitividade em mercados externos – e em especial nos segmentos de maior valor acrescentado – onde estes aspetos são já um requisito de entrada ou de permanência.
Otimizar práticas agrícolas e demonstrar o desempenho através indicadores quantitativos será, num futuro próximo, condição de acesso a incentivos financeiros da política agrícola nacional e comunitária.
É nesta nova realidade que o sector agrícola e agro-industrial nacional se insere, e cujas oportunidades pode e deve explorar. A AGRO.GES desenvolveu competências e soluções específicas que apoiam os produtores nacionais numa resposta eficiente a este desafio.