Introdução
A metodologia adoptada pelo Economic Research Service (ERS) do United States Agricultural Department (USDA) no cálculo do TFP (total factor productivity), permite-nos estabelecer uma relação entre as evoluções verificadas:
- no volume da produção agrícola;
- na superfície agrícola produtiva (SAP);
- na produtividade parcial da terra;
- na quantidade dos factores de produção, trabalho, capital e bens intermédios utilizados por hectare de SAP;
- na produtividade total dos factores (TFP) de produção utilizados.
A base de dados disponibilizada por esta instituição possibilita uma análise comparativa da evolução destas quatro variáveis, entre 1961 e 2020, para 179 países e territórios.
O objectivo deste artigo vai ser o de se proceder à análise comparativa da evolução da produção e da produtividade agrícolas nas últimas décadas para os países que integram a Europa do Sul: Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Malta.
Para o efeito, foram levados em consideração os quatro seguintes períodos:
- Um primeiro, que corresponde às duas décadas que vão dos anos 60 do século XX até ao início do processo de integração europeia e que considerámos mediar entre os triénios “1962” e “1982”.
- Um segundo período, que corresponde à primeira década após a nova integração na CEE e que considerámos mediar entre os triénios “1982” e “1992”.
- Um terceiro período, que corresponde a duas décadas caracterizadas pelo processo de reforma da PAC iniciado em 1992 e continuado após 2003, e que admitimos ir do triénio “1992” ao triénio “2012”.
Um último período, entre os triénios “2012” e “2020”, que corresponde aos anos que vão desde a intervenção da Troika até ao início da invasão da Ucrânia.
Metodologia
Com base nestes dados é possível decompor as variações estimadas para o TFP nas seguintes diferentes origens da variação da respectiva produção (Figura 1):
- variação da superfície agrícola utilizada ajustada para as respectivas capacidades produtivas;
- variação da superfície agrícola de regadio
- variação do volume de trabalho, capital e bens intermédios utilizados por hectare de área utilizada;
- variação do TFP, resultante da inovação e evolução tecnológica.
É de realçar os diferentes tipos de medidas de políticas que são determinantes para as alterações incentivadoras do crescimento do volume da produção agrícola que consta da Figura 1.
Francisco Avillez
Professor Catedrático Emérito do ISA, UL e Coordenador Científico da AGROGES
Gonçalo Vale
Colaborador Técnico